Como patentear uma marca: Um guia rápido com passo a passo simples!

patentear uma marca

Não existe um grande mistério para patentear uma marca. Contudo, contar com uma empresa especializada e com experiência em registro de marcas é a garantia de que o processo será conduzido de maneira adequada e que sua marca estará devidamente protegida. Esse é o primeiro passo. 

Se você acredita que seja um processo burocrático demais, fique tranquilo, pois estamos aqui. Nós, da London Marcas e Patentes em Londrina, oferecemos as melhores soluções e suporte completo para sua marca ter a exclusividade total em relação a produtos ou serviços específicos sobre o seu negócio, tudo para que você possa operar tranquilamente em território nacional. Por isso, se você está com dúvidas sobre como patentear uma marca, você está no lugar certo!

Desvendando as vantagens de patentear uma marca e a importância do registro

São diversas as vantagens de patentear uma marca, afinal, após o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), você garante proteção legal contra o uso indevido da sua marca, diferenciação no mercado, vantagem competitiva frente aos seus concorrentes e, claro, a possibilidade de transformar a sua empresa e a sua marca em um ativo valioso para o seu negócio. 

patentear marcas

A proteção contra uso não autorizado da sua marca é apenas uma das vantagens de patentear uma marca, isso significa que outras empresas ou pessoas não podem usar a mesma marca em relação aos mesmos produtos, ou serviços que você, evitando a temida concorrência desleal.

E tem mais, a valorização do seu negócio é outro exemplo de vantagem. Pois, assim há uma base jurídica mais forte e a duração renovável do seu registro de marca é garantido, tendo a proteção enquanto o seu negócio existir. Além de assistência em âmbito nacional e internacional e claro, a relação de confiança e fidelidade com o seu cliente, que tende a associar uma marca registrada a produtos e serviços consistentes e de qualidade.

Mas, qual o tipo de registro de patentes é o mais adequado para o meu negócio? Leia abaixo e saiba mais!

Tipos de patentes

  • Patentes de Invenção: Ideal para máquinas, dispositivos, produtos químicos, medicamentos, processos industriais, entre outros. Esse tipo de patente é o mais comum e abrange invenções e características únicas relacionadas a produtos ou processos.

 

  • Patente de Design: A estética do produto é tudo para o negócio, é encantar o seu consumidor “à primeira vista”, e proteger as características ornamentais, incluindo suas formas, padrões e cores são primordiais para garantir sua segurança! Pense nisso.

 

  • Patentes de Modelo de Utilidade: Aqui estamos falando sobre invenções com menos complexidade. Vamos citar alguns exemplos: suporte dobrável para bicicletas, clip para organizar cabos e até dispositivo de travamento para portas. Ou seja, das invenções super modernas até as mais simples, todas precisam de um registro.
registro de patente no inpi passo a passo

5 dicas simples para você escolher uma marca forte para o seu negócio

Muitas pessoas se questionam: o que caracteriza uma marca forte? Podemos afirmar que é aquela que se destaca no mercado, possui um diferencial competitivo e uma identidade sólida.

Agora, se persistirem dúvidas sobre se sua marca é ou não robusta, vale ressaltar que, às vezes, uma marca memorável surge de ideias criativas, por vezes bastante simples! No entanto, apresentamos 5 dicas simples para auxiliá-lo na construção de uma marca forte:

5 dicas para patentear marcas

Dica 01 – Simplicidade: Escolha um nome curto para sua marca, fácil de você lembrar e principalmente do seu cliente pronunciar. 

Dica 02 – Relevância: O nome da sua marca tem que ter a cara do seu negócio, ou seja, escolha um nome que transmita a essência dos produtos ou serviços que você oferece.

Dica 03 – Significado Positivo: Além de vender produtos ou serviços, você está oferecendo uma experiência para o seu consumidor, por isso, busque criar um nome que tenha conexão emocional com o seu público-alvo.

Dica 04 – Flexibilidade: Pensar em um nome para a sua marca hoje é também pensar lá na frente! Evite escolher um nome muito restritivo, pense em uma marca que possa ser adaptada a diferentes produtos ou serviços que sua empresa possa oferecer. 

Dica 05 – Teste de mercado: Aqui é a prova final, antes de tomar uma decisão sobre o nome da marca, faça pesquisas de opinião e diversos testes de mercado e abra bem os ouvidos para ouvir as opiniões sobre a aceitação da marca entre os seus potenciais clientes.

Lembre-se de que escolher uma marca é uma decisão importante e que pode impactar o sucesso do seu negócio a longo prazo. Portanto, dedique tempo e atenção suficientes a esse processo.

registro de marca inpi

Como registrar sua marca: passo a passo!

Você está a 8 passos importantes de registrar a sua marca

Passo 01 – Encontrar a London, uma empresa pronta para agregar valor ao seu negócio, já foi o primeiro passo! Mas, para continuar oferecendo a você máxima proteção dos seus investimentos, garantindo excelentes resultados, é importante continuar seguindo este passo a passo. 

Passo 02 – Pesquisa de disponibilidade: Aqui é importante pesquisarmos no banco de dados do INPI se a marca que você deseja registrar está sendo usada por outra pessoa ou empresa. 

Passo 03 – Escolha das classes de produtos/serviços: As marcas são registradas conforme os produtos e serviços que você oferece, ou seja, identificar corretamente as classes que melhor se aplicam à sua marca é essencial.

Passo 04 – Preenchimento do formulário de registro: Aqui a sua marca está prestes a nascer! Junte toda a papelada e documentação necessária e preencha corretamente o formulário disponibilizado pelo INPI.

Passo 05 – Pagamento das taxas: Isso é muito importante! Realize o pagamento de todas as taxas desde o início do pedido até a entrega da sua concessão de uso de marca. 

Passo 06 – Aguarde a análise do pedido: A INPI, responsável pelo registro de marcas, analisará o seu pedido, previsão média de 90 dias para o retorno, dependendo da situação específica. 

Passo 07 – A tão esperada publicação: Se o pedido for aceito, a marca será publicada em um jornal oficial ou no site do órgão responsável. Aqui, demais empresas podem apresentar oposição se considerarem que a sua marca pode causar conflito com alguma marca já registrada. 

Passo 08 – Concessão: A partir desse momento, você se torna o proprietário legal da marca registrada para as classes especificadas.

marcas e patentes como registrar INPI passo a passo

Imaginamos que você possa estar com algumas dúvidas… Bem, começamos respondendo então uma pergunta que muitos empreendedores fazem para nós: “Por quanto tempo eu terei o registro da marca? Dura bastante? Como funciona?” 

Conforme citado acima, as patentes de invenção garantem o direito exclusivo de vender, fabricar, usar e licenciar a invenção por um período determinado que pode chegar a 20 anos

Já o modelo de utilidade, possui um prazo de proteção de aproximadamente 15 anos e as patentes de design, um período mais curto, geralmente entre 10 a 15 anos.

registro da patente como é

Mas, qual o custo para registrar uma marca no Brasil?

Os custos médios para registrar uma marca no Brasil podem variar dependendo de fatores como o tipo de marca, exemplo, marca de produto ou serviço. 

Existem taxas de depósito para iniciar o pedido e caso haja necessidade de registrar sua marca em classes adicionais de serviços e produtos existe outra taxa. Logo, o INPI realiza a análise para o seu registro e o custo desta análise varia pelo tipo de marca. Com o pedido aprovado é necessário pagar a taxa de concessão, somando os valores iniciais de cada etapa o custo médio para registrar uma marca no Brasil é de R$1.230

registrar marca no paraná

Conte com a London Marcas e registre sua marca!

Ficou mais claro sobre como patentear uma marca? E para ficar tudo ainda mais fácil, conte com a London Marcas e Patentes em Londrina, temos uma equipe experiente e engajada, comprometida em resguardar as vantagens competitivas do seu negócio.

Com a London Marcas e Patentes você está seguro e pode empreender tranquilo. Fale imediatamente com nossos especialistas e garanta tranquilidade aos seus negócios, registrando a sua marca agora mesmo.

Recentes

importância do nome fantasia

Entenda melhor sobre o nome fantasia e sua importância para empresas

classe 44 inpi para consultórios médicos

Aprofunda-se na Classe 44 INPI para registro de marca na área da saúde

registro de software

Desvendando o processo de Registro de Software

Onde estamos

Av. Juscelino Kubitscheck 3280 Vila Ipiranga - Londrina – PR / 86010-540
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?