A marca é a base de todo e qualquer empreendimento, e por conta dessa assinatura que diversos trabalhos são fechados, tramitações são realizadas e acordos são concluídos, ou seja, é um selo que acompanha a organização em tudo aquilo que ela desempenha. Por conta disso, esta identidade se torna muito emblemática para as relações que a empresa terá, sendo fator fundamental para com clientes e parceiros, já que carrega consigo o entendimento das pessoas sobre o negócio.
Sendo algo tão importante, é necessário que ao registrar sua marca, seja feito de forma correta e segura, com profissionais qualificados e por uma empresa bem experiente, afinal ninguém quer passar por problemas ou dores de cabeça futuramente, certo? Então, para isso você pode contar com a London Marcas e Patentes, um escritório que está há mais de 30 anos no mercado se dedicando em proteger sua propriedade intelectual. Leia mais e entenda a importância disso para não cair em armadilhas depois.
O que é Propriedade intelectual e Propriedade industrial e suas diferenças
Quando falamos de direito de propriedade intelectual, estamos discutindo sobre algo que alguém possui um domínio. Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), a cada ano surgem mais pedidos de registros de marcas e patentes.
Afinal, no mundo digital que vivemos esse tema ganha ainda mais complexidade visto as possibilidades de plágio, apropriação intelectual e as inúmeras formas de comercialização das ideias. Por isso é muito importante estar atento às suas posses e como elas são utilizadas. Mas, afinal, quais são os tipos de propriedade que existem?
Propriedade intelectual
A propriedade intelectual pode ser dividida em cinco categorias, são elas: 1, patentes; 2, direitos autorais; 3, marcas registradas; 4, desenhos industriais; 5, segredos industriais. Ou seja, todos os tipos de invenções da mente humana como obras literárias, artes, músicas, nomes, designs, símbolos e imagens são espécies de domínio e devem ser cadastradas para que o proprietário tenha direito de utilizá-las sem o receio de ter suas ideias roubadas, afinal, por serem itens de cunho mais subjetivo e impalpável podem ser facilmente reproduzidas.
Propriedade industrial
A propriedade industrial também pode ser subdividida em cinco categorias, como: 1, patentes; 2, marcas registradas; 3, desenhos industriais; 4, indicações geográficas; 5, direitos autorais. De forma geral, a propriedade intelectual e a propriedade industrial são muito parecidas, mas o que diferencia uma da outra é o entendimento que a industrial se refere a domínios de invenções ou criações que tenham um cunho em processos fabris, ou seja, produtos ou tecnologias que são materialmente construídos.
Leia também: O que são “Direitos do Autor”?
Erros comuns a serem evitados durante o processo de registrar sua marca
Ao iniciar o processo de registrar sua marca é muito comum que se vá direto no site do governo federal e comece a dar o andamento por si só. Contudo, isso pode ser um problema. Todas as etapas, se feitas sem a ajuda profissional, acabam demorando muito mais do que o necessário para serem concluídas, visto o número de demandas de documentos e prazos para serem enviados e avaliados.
Além disso, há a questão de se provar a autenticidade da propriedade que deseja ser registrada. Se não houver uma pesquisa prévia para conferir se, de fato, é uma ideia genuína ou se já existe algo igual ou muito similar, que foram desenvolvidas e cadastradas antes, pode ser que o processamento todo comece mas não termine. Isso se agrava também pelo problema, por exemplo, de ser uma empresa e ter que repensar toda a sua ideia de identidade que, talvez, já havia sido desenvolvida.
Por fim, também há casos de investimentos que são feitos em profissionais, ou empresas, que dizem trabalhar com propriedade industrial e direitos autorais e que prometem o auxílio necessário no transcurso de cadastrar sua marca, porém, acaba que esses lugares não ajudam e, na verdade, prejudicam o andamento das etapas fazendo com que elas demorem um tempo maior para que recebam mais.
Dicas para escolher uma empresa de registro de marcas confiável
O principal item que você deve observar ao procurar uma empresa do ramo de registro de propriedade intelectual, que seja confiável, para fazer o seu processo de cadastro da sua marca, é, justamente, o histórico dela e o número de casos de sucesso que ela obteve nesse tempo de existência.
E por isso você pode confiar na London Marcas e Patentes, há mais de 30 anos no mercado, nós entendemos como fazer este serviço de forma correta, ágil e garantindo que seu dinheiro investido será o justo. Sempre com muita transparência, vamos trabalhar de forma árdua para que tudo se encaminhe da maneira exata no tempo necessário para que você e seu negócio.
Se você não quer ter problemas e dores de cabeça durante o processo de registrar sua marca, o melhor a se fazer é escolher a London, aqui nós te asseguramos qualidade e muita responsabilidade em todas as etapas da sequência do seu cadastro de propriedade intelectual.
Como a London, uma empresa especializada pode garantir segurança ao registrar sua marca
Somos um escritório de Londrina e estamos preparados para te atender e ajudar você e seu negócio a crescerem ainda mais. Entre em contato conosco e veja as possibilidades que podemos te oferecer.
Temos uma equipe altamente qualificada e preparada para te ajudar em tudo aquilo que você precisa no que diz respeito ao seu direito à propriedade intelectual e industrial. Desde registro de marcas, patentes e softwares, até direito autoral e desenho industrial. Podemos te auxiliar em tudo, venha com a London Marcas e Patentes e veja a nossa qualidade você mesmo.