5 dicas para não cair em fraudes no registro de marcas!

evite fraudes no registro de marcas

Na nossa área, assim como em várias outras por aí, existem falsas empresas com promessas mentirosas e pessoas mal-intencionadas, prontas para lhe aplicar um golpe. Oferecendo facilidades em procedimentos para registro de marcas inexistentes, por isso, estar com os olhos bem abertos para não cair nessas armadilhas é essencial para que você não se torne mais uma vítima de verdadeiros chantagistas das fraudes no registro de marcas.

Com o objetivo de alertar você, que sim, existem de fato, ameaças e golpes sobre o registro de marcas das empresas. Se você receber o contato de alguém querendo lhe ajudar com as burocracias do INPI, pedindo além dos dados da sua empresa, os seus documentos pessoais, fique esperto!

Aqui na London, nossa missão é de lhe proteger e auxiliar desde o início do seu registro INPI, isto é, do nascimento da sua marca ou produto, somada a um desejo que sua marca frutifique e que você continue a trilhar um caminho de sucesso. 

Recebeu ligações e ameaças a marca da sua empresa?

Calma! A seguir, vamos listar algumas dicas para proteger sua marca. São soluções cruciais para alcançar o sucesso dos seus negócios e consequentemente te ajudar a evitar fraudes no registro de marcas.

procedimento de registro de marca

Ameaça de registro da sua marca por outra empresa

Basicamente, alguém entra em contato, em geral, dizendo ser representante do INPI ou utilizando nomes de empresas que dão um ar de seriedade e que remetem a empresas responsáveis por registro de marcas. Você então é induzido a pagar um valor para regularizar, paga e o golpista some com o seu dinheiro. Sua marca não será registrada no INPI, além disso, sequer existia outra empresa requerendo sua marca.

Quando de fato, isso existe, lidar com a ameaça de registro de sua marca por outra empresa pode ser complexo e demorado, mas é crucial proteger seus direitos de propriedade intelectual. A London tem a missão de proteger a sua propriedade intelectual, tornando o seu aliado mais importante nesse processo, orientando-o sobre as melhores estratégias a serem adotadas para proteger sua marca.

Alegação de registro prévio da sua marca por terceiros

Se você recebeu uma alegação de registro prévio da sua marca por terceiros, não se assuste, ouça, anote tudo, certifique-se de entender qual marca específica está sendo alegada como registrada por terceiros, em que jurisdição e quando foi registrada. Após tudo isso, entre em contato com um advogado especializado em propriedade intelectual, ou claro, com a empresa de registro de marcas da sua confiança. Aqui da London, nossos profissionais são os mais qualificados para avaliar se a alegação é verdadeira e fornecer orientações sobre como você deverá proceder. 

fraudes no registro de marcas

Demanda de pagamento após o registro da sua marca

Certifique-se de entender os detalhes, incluindo o motivo pelo qual estão solicitando pagamento. Verifique a legitimidade da demanda, isso inclui verificar a identidade da parte que está fazendo a demanda e se eles têm direitos legais para exigir pagamento relacionado à sua marca. 

A falsa interrupção do seu processo de registro

A falsa interrupção do processo de registro da sua marca pode ser uma tática usada por terceiros mal-intencionados para confundir ou prejudicar seus direitos de propriedade intelectual. Vamos lá, cabeça no lugar, nada de desespero. Procure primeiramente verificar a fonte da alegada interrupção, certifique-se de que a notificação seja legítima e provenha de uma fonte confiável, como o escritório de marcas registradas competente ou seu advogado de propriedade intelectual. Feito essa análise minuciosa, você saberá se está sendo vítima de um golpe ou não! Conhecer o seu negócio de perto é fundamental. 

Entramos em um consenso que em todos os casos citados acima é essencial ter a cabeça fria, agradecer, dizer que vai avaliar e retornar mais tarde ou pedir para ligarem em alguns dias. 

Enquanto isso, consulte a London, uma empresa especializada em registro de marcas, estaremos prontos para lhe auxiliar no que precisar! 

sua marca registrada com segurança

Proteja sua propriedade intelectual: como identificar e evitar possíveis golpes?

Nunca se esqueça! Proteger sua propriedade intelectual é essencial para o sucesso da sua empresa. Abaixo listamos 5 exemplos frequentes do dia a dia, onde centenas de pessoas procuram o INPI para denunciar diversos tipos de golpe

As pessoas não medem esforços para extorquir dinheiro usando a inocência e falta de conhecimento de empresas idôneas. Um dos golpes mais comuns relacionados à propriedade intelectual é a emissão de notificações falsas de registro, nas quais os golpistas tentam induzir as vítimas a pagar taxas desnecessárias ou divulgar informações confidenciais.

Sempre verifique a origem da notificação. Notificações legítimas de registro de propriedade intelectual geralmente vêm de órgãos governamentais ou escritórios de advocacia respeitáveis. Atenção a cada detalhe, os golpistas muitas vezes tentam enganar as vítimas, mencionando detalhes incorretos ou imprecisos.

se previna de fraudes no registro de marcas

1- Registro a preços supostamente muito baixos: os custos para o registro de marca INPI, requer uma análise muito detalhada de uma empresa séria e responsável. Não é o preço da prestação do serviço que garante a segurança que você precisa, pense nisso, para não ter uma baita dor de cabeça no futuro!  Recorra a serviços de registro de marcas oferecidos por agências governamentais competentes ou profissionais de confiança em propriedade intelectual. Evite serviços de terceiros desconhecidos que prometem um registro rápido e fácil.

2- Cobranças adicionais e boletos para avançar no processo de registro: a publicação do INPI é obrigatória por lei. Por se tratar de interesse público, quando o INPI publica seu processo de marcas e patentes registradas, qualquer cidadão pode ter acesso. É aí que os golpistas entram, eles acompanham as publicações. Assim que sai o registro da sua marca, eles enviam, para você seja por e-mail ou SMS, boletos bancários falsos, como se fossem do INPI, com taxas que podem chegar aos R$ 300,00 para arcar com as despesas da publicação da marca, que claro, não existem! Este golpe acontece todos os dias, com centenas de pessoas e empresas em todo o Brasil!

E aqui vai um alerta da London, o órgão cobra apenas uma taxa inicial para o requerimento do registro da marca, para a publicação nacional o INPI não cobra nenhuma taxa.

4- Atenção aos representantes no INPI: se você optar por contratar um profissional ou empresa para ajudá-lo no registro de marca, verifique suas credenciais e reputação. Certifique-se de que eles tenham experiência comprovada e sejam reconhecidos por órgãos reguladores.

processo registro de marca inpi

5- Desmascarando o golpe de registros internacionais: comece pesquisando a empresa ou indivíduo que está oferecendo serviços de registro internacional de marcas. Verifique se eles têm um histórico de negócios legítimo e se estão associados a órgãos reguladores reconhecidos na área de propriedade intelectual. Lembre-se de que o registro internacional de marcas pode ser um processo complexo e, portanto, é importante estar vigilante e tomar medidas para proteger seus direitos de propriedade intelectual.

Uma vez que seu pedido esteja em andamento junto ao INPI, somente o próprio INPI ou a empresa que você contratou para cuidar do registro de sua marca poderão lhe orientar corretamente. Ou seja, qualquer intermediação de terceiros durante esse processo é golpe! 

Com a London Marcas e Patentes você está seguro para empreender tranquilo! Venha também usufruir de toda essa expertise da London Marcas e Patentes e tenha um acompanhamento especializado para o sucesso e deferimento dos seus pedidos feitos dentro e fora do Brasil. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

Recentes

importância do nome fantasia

Entenda melhor sobre o nome fantasia e sua importância para empresas

classe 44 inpi para consultórios médicos

Aprofunda-se na Classe 44 INPI para registro de marca na área da saúde

registro de software

Desvendando o processo de Registro de Software

Onde estamos

Av. Juscelino Kubitscheck 3280 Vila Ipiranga - Londrina – PR / 86010-540
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?